O Nosso Objetivos

Dar voz e esperança aos refugiados Facilitando os processos de integração no Pais de acolhimento Criação de atividades interculturais para Promover cada comunidade de refugiados em Portugal( um embaixador de cada comunidade Para ser um ponto de contato com o fórum).

Criar ligação/ponte entre os refugiados e a Sociedade de acolhimento ( uma forma de Conhecer os desafios dos refugiados e ajudar Na busca de soluções) Organizar conferências, workshops, Seminários e outros para uma maior discussão Sobre os desafios dos refugiados assim como Promover a partilha de ideias e soluções para A resolução dos desafios.

Promover a capacitação dos refugiados a Todos os níveis. Acompanhamento do Processo de certificação de competências, Promover formações profissionais, Empregabilidade e  empreendedorismo à Medida. Colaborar com instituições nacionais e Internacionais no sentido de aprofundar e Partilhar de ideias/metodologias para Melhorar a integração dos refugiados. Estender o forum a todos os refugiados no Territorio nacional. Criação de um balção de atendimento ao Refugiado para auxiliar no processo de Informação (inicial) e ajudar com a marcação Nos serviços públicos. Registar e acompanhar todas as boas práticas E sinalizar os casos mais complicados (sempre Em colaboração estreita com as autoridades e Instituições competentes).

img_1736

Com o objetivo de dar uma resposta mais rápida e ajustada à comunidade de refugiados a associação de refugiados em portugal, a união de refugiados em portugal, um conjunto alargado de outras entidades e diversos elementos da sociedade civil têm-se reunido, discutido e ouvido a comunidade. O resultado tem sido profundamente enriquecedor em diversos sentidos. Das questões mais complicadas aos casos de sucesso, tudo tem sido objeto de reflexão, no entanto sentimos a necessidade de alargar aos maior número de intervenientes colocando a discussão em torno de assuntos que consideramos fulcrais para um processo de integração bem sucedido.

 

É desta forma que nasce o fórum refúgio, uma plataforma ampla, integradora e transnacional cujos objectivos primordiais são colaborar, integrar, capacitar, partilhar, acompanhar e participar